quarta-feira, 1 de setembro de 2010

declaração mais bonita

Hoje eu encontrei uma voz conhecida na rua que por dentro me encheu o peito de calor. Sabe esta coisa de rever alguém querido? Então, eu sempre sinto o mesmo: Fico toda, E só me contento com um sorriso e um abraço forte, daqueles de unir as bochechas e esquentar os ouvidos RS
A voz estava tão rouca como sempre, meio arranhada, carregando aquele seu cansaço de viver que marca o seu traço. Creio eu que foi por isso que te reconheci entre os outros, estava passando distraída com roupas cinzas, num dia cinza, e se não houvesse suspirado e murmurado alguma coisa quando tropeçou naquela lanchonete teria visto. Mas foi por aquele suspirar de quem é muito mais do que pode carregar dentro de si que eu me virei, olhei e gritei o seu nome.
E para a minha surpresa você ainda lembrava o meu, assim como eu te lembrava. Que coisa boa de se ouvir a sua voz tão quente dizer o meu nome. De tão feliz eu repeti o seu, porque na hora não encontrei palavra mais bonita. Sempre achei teu nome tão bonito quanto você. E ver você que é todo homem, todo rouco, todo quente, todo, todo, me deu vontade de lhe perguntar : " E você, como vai neste mundo tão frio?" E você, que sorri como o sol, me entendeu e sorriu em resposta. Me abraçou de novo, e foi como se o mundo tivesse voltado anos atrás.
Já que não tínhamos muitas palavras pra trocar e nem idéia sobre as nossas vidas atuais foi bom demais você não ter me perguntado o porquê da minha pergunta, sobre o mundo frio que faz com que as vidas se percam sem mais nem menos e depois se encontrem numa calçada sem ter muito o que falar além das memórias que ficaram congeladas. Foi bom demais você não ter precisado tocar no assunto e me obrigar a iniciar um diálogo sem graça entre duas pessoas tão desconhecidas. Foi bom demais você ter me reconhecido também, e ter dito o meu nome com aquela voz tão quente, tão secular, tão minha. Tanta saudade. Do quê? De quem? Foi bom você não ter perguntado.
Foi bom você não ter feito nada por educação e lembrado que eu também não me importo com isso, porque nós nunca tivemos bons modos. Foi bom a gente ter mantido isso. E por um instante eu até achei que você fosse a pessoa que mais me conhecesse no mundo. E aí você foi, e eu agradeço por não ter dito nem tchau nem nada, já que não sei lidar com tchaus, você sabe. Me abraçou e me disse bem pertinho do ouvido, mas antes de dizer pausou a respiração e depois retomou o pensamento como se fosse dizer a declaração mais bonita que eu já ouvi - Nunca deixe de ser louca. - E foi embora. Me deixando com a declaração mais bonita que já ouvi.

Um comentário:

Diagnósticos